top of page

Dra. Daniele Albuquerque

Atendimento às Quartas - feiras

O cuidado que você merece, os melhores profissionais.

Dra. Daniele Albuquerque

Psicologia 

     Neuropsicoterapia  Afetivo-Relacional  é  o termo que, para nós, melhor  traduziu  AEDP - Accelerated  Experiencial-Dynamic  Psychotherapy  -  Psicoterapia Dinâmica-Experiencial Acelerada, um modelo teórico-clínico de Psicoterapia Dinâmica Breve estruturado por Diana Fosha e apresentado em seu livro The Transforming Power of Affect - O Poder Transformador do Afeto - editado em 2000 e desenvolvido no AEDP Institute, na cidade de Nova Iorque. 

      É uma abordagem integrativa que reúne as pesquisas da Teoria do Apego, da Neurociência Afetiva e dos desenvolvimentistas sobre integração mãe-bebê. Essas teorias fornecem os fundamentos necessários para a reestruturação conceitual da psicodinâmica tradicional em um modelo que privilegia a relação e o poder transformador das experiências afetivas ancoradas no corpo.

Aqui, a postura terapêutica visa fomentar a segurança e a confiança do paciente através de um relacionamento empático, com um outro responsivo, engajado e capaz de construir um ambiente onde a experiência do afeto é sensorial, e a provisão e o fomento de novas experiências emocionais são ao mesmo tempo o método e o objetivo do processo terapêutico.

Objetivo:

A proposta é proporcionar e construir com o paciente uma relação orientada pelo Apego Seguro, ou seja, uma relação onde o paciente não se sinta só com suas dolorosas experiências emocionais. Assim, a facilitação de um ambiente seguro promove a segurança relacional caracterizada pelo pareamento afetivo e intensifica a exploração emocional. Quanto mais seguro ele se sentir, mais estará disposto a abandonar as defesas que inibem seu crescimento e a investir em novas maneiras de sentir e interagir.

bottom of page